Administração e Conselhos

A Eletropaulo é administrada por um Conselho de Administração, responsável pelo planejamento e pelas questões estratégicas da empresa. De acordo com o Estatuto Social, o Conselho de Administração é composto por no mínimo cinco membros e no máximo nove membros efetivos. Atualmente, o Conselho de Administração é composto por nove membros.

O mandato dos atuais membros do Conselho de Administração se encerrará na data da realização da Assembleia Geral que examinará as contas da administração da Companhia referentes ao exercício social que findará em 31 de dezembro de 2017.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Nome Cargo Data de Eleição Data de Posse Prazo de mandato
Alexandre Meduneckas Conselheiro Efetivo 28/04/2016 02/05/2016 Até AGO** de 2018
Ana Marta Horto Veloso Conselheira Efetiva (Membro independente)* 02/01/2018 03/01/2018 Até AGO** de 2018
Ana Maria Loureiro Recart Conselheira Efetiva (Membro independente)* 02/01/2018 02/01/2018 Até AGO** de 2018
Britaldo Pedrosa Soares Presidente do Conselho de Administração 28/04/2016 02/05/2016 Até AGO** de 2018
Erik da Costa Breyer Conselheiro Efetivo (Membro independente)* 02/01/2018 03/01/2018 Até AGO** de 2018
Fernando Quintana Merino Conselheiro Efetivo 31/10/2016 01/11/2016 Até AGO** de 2018
Jerson Kelman Conselheiro Efetivo (Membro Independente)* 11/05/2017 12/05/2017 Até AGO** de 2018
Julian Jose Nebreda Marquez Vice-Presidente do Conselho de Administração 28/04/2016 02/05/2016 Até AGO** de 2018
Marcelo Gasparino da Silva Conselheiro Efetivo (Membro Independente)* 28/04/2016 02/05/2016 Até AGO** de 2018

* Para fins de governança corporativa, considerar-se-á Independente o conselheiro que: (i) não mantiver qualquer vínculo com a Companhia além de participação em seu capital social; (ii) não for Acionista Controlador, seu cônjuge ou parente até segundo grau, ou não possuir ou tiver possuído vínculo com o Acionista Controlador nos últimos 3(três) anos, por meio de sociedade ou entidade relacionada, salvo nos casos de instituições públicas de ensino e/ou pesquisa; (iii) não tiver sido empregado ou diretor da Companhia, do Acionista Controlador ou de sociedade controlada pela Companhia nos últimos 3 (três) anos; (iv) não for prestador de serviços e/ou fornecedor ou comprador de produtos da Companhia, direta ou indiretamente, em proporção que caracterize relação de dependência; (v) não for vinculado à sociedade ou entidade prestadora ou que demande serviços e/ou produtos à Companhia, na qualidade de funcionário ou administrador, em proporção que caracterize relação de dependência; (vi) não for cônjuge ou parente até segundo grau de administrador da Companhia; e (vii) seja remunerado pela Companhia apenas em virtude do cargo de conselheiro, excluídos valores recebidos por conta de participação no capital social da Companhia. É ainda considerado independente o conselheiro que for eleito mediante faculdade prevista pelo art. 141, §§ 4° e 5º ou pelo art. 239 da Lei das Sociedades por Ações, os quais contemplam quoruns e formas para eleição de membros do conselho pelos acionistas minoritários. (Fonte: B3)

**AGO = Assembleia Geral Ordinária

Alexandre Meduneckas é técnico em eletrotécnica pelo Instituto Edson em 2007. Atualmente é: (i) Secretário Geral Adjunto do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, desde 20 de Fevereiro 2015; (ii) Representante no Conselho Administrativo da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria – CNTI, desde 20 de Fevereiro de 2015; (iii) Secretário para assuntos nas Entidades Superiores na Federação Nacional dos Trabalhadores em Água, Energia e Meio Ambiente – Fenatema, desde 20 de novembro de 2014; e (iv) Encarregado de Equipe em Linha Viva/Recuperação de Receita/TMA da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A., desde junho de 1998.

Ana Marta Horta Veloso, brasileira, solteira, economista, portadora da Carteira de Identidade nº M-4218578, expedida pela SSP/MG, inscrita no CPF/MF sob o nº 804.818.416-87, residente e domiciliada na cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, na Rua Peri, 370, Jardim Botânico, CEP 22460-100. Ana Marta Horta Veloso é formada em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Mestre em Economia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Nos últimos 5 anos exerceu a função de: (i) Presidente, Diretora de Relações com Investidores e membro do Conselho de Administração da Light S.A., de dezembro de 2015 a junho de 2017; e (ii) Diretora Estatutária da Equatorial Energia S.A. de dezembro de 2008 a dezembro de 2015. Foi: (i) membro do Conselho de Administração da Companhia Energética do Maranhão - CEMAR S.A.; (ii) membro do Conselho de Administração da Centrais Elétricas do Pará - CELPA S.A.; (iii) membro do Conselho de Administração da Geradora de Energia do Norte S.A.; (iv) membro do Comitê de Auditoria e Segurança da Equatorial Energia S.A., exercendo a função de coordenadora executiva; (v) membro do Conselho de Administração da Light S.A.; (vi) membro do Conselho de Administração da Light SESA; (vii) membro do Conselho de Administração da Light S.A.; (vi) membro do Conselho de Administração da Equatorial Energia S.A.; (viii) membro do comitê de Auditoria, de Recursos Humanos e de Gestão da Light S.A.; (ix) membro do Conselho de Administração da Net Serviços de Comunicação S.A.; (x) membro do Conselho de Administração da Klabin S.A; (xi) membro do Conselho de Administração da Valepar S.A; (xii) membro do Conselho de Administração da Vale S.A.; (xiii) membro do Conselho de Administração da Acesita S.A.; (xiv) membro do Conselho de Administração da Rio Minas Energia S.A.; (xv) membro do Conselho de Administração da Light Serviços de Eletricidade S.A.; e (xvi) membro do Conselho de Administração da Geradora de Energia do Maranhão S.A. Ana Marta Veloso não tem qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da CVM, nem qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tenha suspendido ou inabilitado a prática de atividade profissional ou comercial.

Ana Maria Loureiro Recart, brasileira, casada, advogada, portadora da Carteira de Identidade RG n.º 2408002, expedido pela SSP/DF, inscrita no CPF/MF sob n.º 261.320.138-06, residente e domiciliada no Município de São Paulo, Estado de São Paulo, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3900, 6º andar, cjto 602, Itaim Bibi, CEP 04528-132. Ana Maria Loureiro Recart é advogada formada pela Universidade de São Paulo em 1998, possui MBA pela Fundação Dom Cabral em 2007, LL.M. em International Legal Studies - área de concentração: International Business Law na American University, Washington College of Law em 2003, além de outros cursos voltados para a área jurídica, entre eles Advanced Boardroom Program For Women - ABP-W, concluído em janeiro de 2017 na Saint Paul Escola de Negócios. Atualmente exerce o cargo de Chief Executive Officer (CEO) na GWI Real Estate, desde 2011 até o presente. Foi: (i) Trust Officer da CAS S.A. e Credit Agricole (Suisse) S.A., de novembro de 2009 a abril de 2010; (ii) Superintendente de Governança Corporativa da SulAmérica, de outubro de 2006 a julho de 2008; (iii) Gerente Corporativa da SulAmérica de setembro de 2004 a outubro de 2006; (iv) Advogada Senior da Star One S.A. (Grupo Embratel), de fevereiro de 2004 a agosto de 2008; e (v) Advogada Pleno no Trench, Rossi e Watanabe Advogados (associados a Baker & McKenzie), de dezembro de 1996 a agosto de 2002.

Britaldo Pedrosa Soares é membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia desde abril de 2008 e Presidente do Conselho de Administração desde 1º de abril de 2016. É graduado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais, com pós-graduação em Engenharia Econômica e Financeira na Fundação Dom Cabral (Minas Gerais) e participou em diversos programas de educação executiva, dentre os quais o Senior Executive Program na Darden School of Business – University of Virginia. Atualmente é (i) Diretor Presidente da AES Tietê S.A. (companhia aberta cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica); (ii) Diretor Presidente e Relações com Investidores da Companhia Brasiliana de Energia (companhia aberta cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica) e AES Elpa S.A. (companhia aberta cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica); e (iii) membro do Conselho de Administração da Companhia Brasiliana de Energia, AES Elpa S.A., AES Tietê S.A., AES Gener S.A. (companhia aberta no Chile cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica), da AES Uruguaiana Empreendimentos S.A. (companhia fechada cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica), do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, desde abril de 2008, do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo - IBEF desde janeiro de 2011, da Câmara Americana de Comércio - ANCHAM São Paulo desde janeiro de 2011 e da The Dayton Power and Light Company desde novembro de 2011, da Fundação Nacional da Qualidade - FNQ desde junho de 2013 e Associação Brasileira da Infraestrutura e Industria de Base - ABDIB desde maio de 2014. Nos últimos cinco anos, além destas, exerceu as seguintes funções: (i) Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Jarí Celulose S.A. (companhia fechada que atua no setor de papel para embalagens), Elektro Eletricidade e Serviços S.A. (companhia aberta que atua no setor de geração, distribuição e transmissão de energia), Aços Villares S.A. (companhia aberta cuja principal atividade é a atuação no setor de siderurgia), AES Tietê S.A. e da Companhia; (iii) Diretor de Relações com Investidores da Companhia Brasiliana de Energia de fevereiro de 2006 até junho de 2007; e (iii) membro do Conselho de Administração da Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG (companhia aberta cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica) de abril de 2008 até janeiro de 2011.

Erik da Costa Breyer, brasileiro, casado, bacharel em direito, portador do RG nº 07843874-4, inscrito no CPF/MF sob o no 955.093.217-68, com endereço na Av. Almirante Barroso nº 52, 30º andar, Centro, Rio de Janeiro/RJ, CEP 20031-000.Erik da Costa Breyer é bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense, possui MBA em Finanças e Mercado de Capitais pela FGV, MBA em Gestão Empresarial e Mestrado em Estratégia Empresarial pela Fundação Dom Cabral. Atualmente ocupa o cargo de Diretor Presidente da Invepar S.A. Anteriormente, também exerceu as funções de: (i) Diretor Vice-Presidente Administrativo-Financeiro e de Relações com Investidores da Invepar S.A. de 2015 a 2016; (ii) Diretor Executivo Financeiro - CFO da Neoenergia S.A. e todas as suas subsidiárias. Neoenergia é a controladora das distribuidoras de eletricidade Coelba, Celpe e Cosern, bem como várias empresas de geração e transmissão de energia elétrica, de 2004 a 2015; (iii) Diretor Executivo de Geração e Novos Negócios da Neoenergia S.A de 2013 a 2014. Foi: (i) Presidente do Conselho de Administração da Companhia Hidrelétrica Teles Pires, da Hidrelétrica Águas da Pedra e membro titular do Conselho de Administração da Energética Corumbá III de 2013 a 2015; (ii) Membro titular e presidente do Conselho de Administração da Alog Data Centers S.A, empresa líder no Rio de Janeiro de serviços de Data Center, de 2005 a 2011; (iii) Presidente do Conselho de Administração da Petrobahia, empresa de distribuição de combustíveis com operações no estado da Bahia, de 2002 a 2004; e (iv) Membro titular do Conselho de Administração da Cremer S.A - empresa de manufatura de material médico hospitalar, de 1999 a 2002.

Fernando Quintana Merino é bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com LLM pela Columbia Univesity School of Law, New York, Estados Unidos da América. Atualmente exerce a atividade de consultoria. Nos últimos 5 anos Fernando atuou como: (i) Diretor Jurídico da Companhia Siderúrgica Nacional – CSN de 2008 a 2014; e (ii) Diretor Jurídico Corporativo do Grupo de Pão de Açúcar – GPA de 2014 a 2015.

Jerson Kelman é formado em Engenheiro Civil com especialização em Hidráulica pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ em 1971, Mestre em Engenharia Civil pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE-UFRJ em 1973, Ph.D. em Hidrologia e Recursos Hídricos por Colorado State University em 1976. Atualmente é: (i) professor de Recursos Hídricos da COPPE-UFRJ (licenciado); (ii) Diretor-Presidente e membro do Conselho de Administração da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP; (iii) membro do Conselho de Administração da Companhia de Seguros do Estado de São Paulo – COSESP; (iv) membro do Conselho Curador da Fundação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável - FBDS; (v) membro da Academia Nacional de Engenharia - ANE; (vi) membro do Conselho Superior de Infraestrutura da Federação da Indústria do Estado de São Paulo - FIESP; (vii) membro do Conselho da Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base – ABDIB; e (viii) membro do Advisory Council of the Global Water Practice of The World Bank - BIRD. Foi: (i) fundador, diretor e presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos - ABRH, respectivamente nos biênios 1977-78 e 1987-88; (ii) interventor na Empresa Energética de Mato Grosso do Sul - ENERSUL, de setembro de 2012 até abril de 2014; (iii) presidente do Grupo Light, de março de 2010 a agosto de 2012; (iv) Diretor-Geral da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, de 2005 a 2008; e diretor-presidente da Agência Nacional de Águas - ANA, de 2001 a 2004; (v) membro do Conselho Nacional de Política Energética - CNPE, de 2001 a 2003; (vii) membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA, de 2001 a 2004; (viii) membro do Conselho Nacional de Recursos Hídricos – CNRH, de 2001 a 2004; (ix) membro do Conselho Internacional da ABENGOA (Sevilha, Espanha), de 2009 a 2010; (x) membro do Conselho Consultivo do Instituto de Hidráulica da UNESCO (Delft - Holanda), de 2001 a 2002; (xi) membro do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico - CMSE, de 2005 a 2008; (xii) membro da Força Tarefa sobre Segurança Hídrica da Global Water Partnership - GWP, de 2012 a 2013; (xiii) membro do Comitê Científico da Semana Mundial da Água em Estocolmo, em 2013; (xiv) membro do Conselho de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro - FIRJAN, em 2013; e (xv) coordenador da Comissão de Análise do Sistema Hidrotérmico de Energia Elétrica em 2001.

Julian Jose Nebreda Marquez é formado desde 1988 em Direito pela Universidad Católica Andrés Bello, em Caracas/Venezuela, com mestrado em Commom Law Studies e Securities and Financial Regulations pela Georgetown University Law Center nos Estados Unidos da América em 1990. Nos últimos cinco anos, exerceu a função de Presidente da unidade de negócios da Europa do grupo AES, sendo responsável pelos negócios na Bulgária, Jordânia, Cazaquistão, Holanda e Reino Unido. Além desta, também exerceu as seguintes funções: (i) Conselheiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (organização financeira internacional), de julho de 1993 até abril de 1999; e (ii) Conselheiro de Administração da Companhia, de setembro de 2008 até abril de 2009.

Marcelo Gasparino da Silva é advogado especialista em administração tributária empresarial pela ESAG e MBA em Controladoria, Auditoria e Finanças. Ele é Presidente do Conselho Consultivo do Escritório Gasparino, Sachet, Roman, Barros & Marchiori Advogados, onde atuou como advogado até 2006. Iniciou em 2007 carreira executiva como Diretor Jurídico –Institucional da CELESC. Participou do Programa Executivo sobre Fusões e Aquisições pela London Business School, e de cursos específicos nas áreas financeira e estratégica no IOD – Institute of Directors, em Londres. É (i) Coordenador do Capítulo Santa Catarina do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa ("IBGC"); (ii) Conselheiro de Administração certificado e compõe o Banco de Conselheiros do IBGC; (iii) Presidente do Conselho de Administração da USIMINAS; (iv) Conselheiro de Administração da BRADESPAR e ETERNIT; (v) Coordenador do Comitê Jurídico e Compliance da ETERNIT; (vi) membro da Comissão Ténica da AMEC; e (vii) Porta-voz do Grupo de Governança Corporativa – GGC. Foi (i) Conselheiro de Administração da Eletrobras, CELESC, Eletropaulo, Tecnisa, e SC Gás; (ii) Conselheiro Fiscal da BRADESPAR, Eletropaulo, AES Tietê e da Renuka Brasil.

A Companhia conta com um Conselho Fiscal que, de acordo com seu Estatuto Social, é composto por no mínimo três e no máximo cinco membros efetivos e seus respectivos suplentes. O Conselho Fiscal da Companhia é atualmente composto por dez membros, sendo cinco membros efetivos e respectivos suplentes, dos quais: três efetivos e respectivos suplentes foram indicados pela BNDESPAR; um efetivo e respectivo suplente foi indicado pelos acionistas minoritários ordinaristas; e um efetivo e respectivo suplente foi indicado pelos acionistas minoritários preferencialistas. Além de ter sua gestão administrativa fiscalizada pelo Conselho Fiscal, a Eletropaulo está preparada para suprir a The AES Corporation - sua controladora indireta norte-americana - com as informações exigidas pela Lei Sarbanes-Oxley.

Nome Cargo Data de Eleição Data de Posse Prazo de mandato Foi eleito pelo controlador
Alberto Irazê Ribeiro Conselheiro Efetivo 20/04/2017 24/04/2017 Até AGO* de 2018 Sim
Ana Maria Loureiro Recart Conselheiro Efetivo 20/04/2017 24/04/2017 Até AGO* de 2018 Não
José Luiz Barbosa Netto Conselheiro Suplente 20/04/2017 24/04/2017 Até AGO* de 2018 Não
Karen Sanchez Guimarães Conselheiro Suplente 20/04/2017 24/04/2017 Até AGO* de 2018 Não
Maria Carmen Westerlund Montera Conselheiro Suplente 20/04/2017 24/04/2017 Até AGO* de 2018 Sim
Mario Daud Filho Conselheiro Efetivo 20/04/2017 24/04/2017 Até AGO* de 2018 Não
Mário Shinzato Conselheiro Efetivo 20/04/2017 24/04/2017 Até AGO* de 2018 Sim
Newton Akira Fukumitsu Conselheiro Suplente 20/04/2017 24/04/2017 Até AGO* de 2018 Sim
Raimundo Cláudio Batista Conselheiro Efetivo 20/04/2017 24/04/2017 Até AGO* de 2018 Sim
Wilton de Medeiros Daher Conselheiro Efetivo 20/04/2017 24/04/2017 Até AGO* de 2018 Sim

*AGO = Assembleia Geral Ordinária

Alberto Irazê Ribeiro é Economista, formado pela Universidade Federal do Paraná, contador, formado pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná - FESP, bacharel em Direito, formado pela Faculdade Estácio de Curitiba e com Pós-graduação em auditoria operacional e tributária pela Universidade Federal do Mato Grosso. Atualmente é: (i) sócio diretor da Alberto I. Ribeiro - Consultoria Contábil EIRELI (prestadora de serviço de auditoria, consultoria contábil e econômica, avaliação de empresas, planejamento de organização, finanças, gestão empresarial e similares) desde de 2010; (ii) Perito Contador, (iii) membro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa/Paraná –IBGC desde 2015; (iv) membro efetivo do conselho fiscal das Sociedades do Grupo Zugman (Agro Pastoril Novo Horizonte S/A, Laminados e Compensados Lavrasul S/A, Lavradora Racional de Madeiras Lavrama S/A, Brascomp Compensados do Brasil S/A, Esinco Imóveis S/A, Participações Rio Anapu Ltda, Itauba Comercial Exportadora Ltda, Transportes e Consignações Ize Ltda) desde 30/04/2011 até a presente data; (v) membro efetivo do Conselho de Administração do Grupo Noster (Grupo paranaense composto por diversas empresas – (revenda de veículos - COPAVA Veículos Ltda, empresas de transportes urbano e metropolitano - Auto Viação Santo Antônio Ltda e Auto Viação Santo Angelo Ltda, construtoras - Víncere Construções Ltda e Tanguá Construtora Ltda, usinas hidrelétricas/PCHs e empreendimentos diversos) desde 01/07/2013 até a presente data; (vi) Diretor Executivo (CEO) do Grupo SOPACO - Sociedade Paraná Comercial Ltda (grupo paranaense composto por 8 empresas operacionais nos ramos de fabricação de fósforos - Cia. de Fósforos Paraná S/A, revenda de veículos - Cia. Metropolitana de Automóveis Ltda, Le Lac Distribuidora de Veículos Ltda e Cia. Moto Agrícola Campo Real, reflorestamento - Sociedade Paranaense Reflorestadora Ltda, Sopagro Agroflorestal Ltda e Rio D' Areia Agroflorestal Ltda), de 1996 a 1998; Foi: (i) professor assistente na cadeira de auditoria, na Faculdade Católica – Curitiba no ano 1982 a 1983; (ii) membro efetivo do conselho fiscal da CR Almeida S.A. - Engenharia e Construções de 2011 a de 2015; (iii) conselheiro fiscal coordenador das Sociedades do Grupo Zugman (Agro Pastoril Novo Horizonte S/A, Laminados e Compensados Lavrasul S/A, Lavradora Racional de Madeiras Lavrama S/A, Brascomp Compensados do Brasil S/A, Esinco Imóveis S/A, Participações Rio Anapu Ltda, Itauba Comercial Exportadora Ltda, Transportes e Consignações Ize Ltda) de 2011 até a presente data; (iv) conselheiro fiscal coordenador da Paraná Clínicas - Planos de Saúde S/A exercício de 2014; (v) conselheiro fiscal coordenador do Hospital Santa Cruz S/A (exercício de 2014 – conselheiro coordenador). Nos últimos 5 anos, Alberto Ribeiro, não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

Ana Maria Loureiro Recart é advogada formada pela Universidade de São Paulo em 1998, possui MBA pela Fundação Dom Cabral em 2007, LL.M. em International Legal Studies - área de concentração: International Business Law na American University, Washington College of Law em 2003, além deoutros cursos voltados para a área jurídica, entre eles Advanced Boardroom Program For Women - ABP-W, concluído em janeiro de 2017 na Saint Paul Escola de Negócios. Atualmente exerce o cargo de chief executive officer (CEO) na GWI Real Estate, desde 2011 até o presente. Foi: (i) Trust Officer da CAS S.A. e Credit Agricole (Suisse) S.A., de novembro de 2009 a abril de 2010; (ii) Superintendente de Governança Corporativa da SulAmérica, de outubro de 2006 a julho de 2008; (iii) Gerente Corporativa da SulAmérica de setembro de 2004 a outubro de 2006; (iv) Advogada Senior da Star One S.A. (Grupo Embratel), de fevereiro de 2004 a agosto de 2008; e (v) Advogada Pleno no Trench, Rossi e Watanabe Advogados (associados a Baker & McKenzie), de dezembro de 1996 a agosto de 2002. Ana Maria Loureiro Recart não tem qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da CVM, nem qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tenha suspendido ou inabilitado a prática de atividade profissional ou comercial.

José Luiz Barbosa Netto é Administrador, Presidente/Administrador da Onewg - Multicomunicação desde janeiro de 2003, agência de propaganda com 30 anos de fundação no mercado Catarinense com importantes clientes em sua carteira como Governo do Estado de SC / Casan Companhia de Agua do Estado / Sebrae – SC / Federação do Comércio / Grupo Milium / Grupo Calcenter / entre outros, com faturamento médio anual na casa de R$ 50.000.000,00. José Luiz Barbosa Netto César Barros não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

Karen Sanchez Guimarães é advogada formada pela Universidade de São Paulo em 2007, com pós graduação em Direito Contratual pela Escola Paulista de Direito, em 2012, e MBA em Direito Empresarial pela Faculdade Getúlio Vargas – FGV, em 2015. Atualmente é Gerente Jurídica da GWI Group, de 2013 até o presente. Foi: (i) Advogada do contencioso cível da Cosan Ind. e Com., em 2012, (ii) Advogada do contencioso cível da WZ Advogados, de 2008 a 2012, e (iii) Estagiária de Direito de Lincoln Advogados, de 2006 a 2008. Karen Sanchez Guimarães não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

Maria Carmen Westerlund Montera é membro suplente do Conselho Fiscal da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo, desde maio de 2011. É economista formada pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro da Universidade Candido Mendes, é também bacharel em Letras pela PUC/RJ, com especialização em Mercado de Capitais na EPGE/FGV/RJ e possui MBA Executivo pela Coppead/UFRJ. Atualmente é membro do comitê de auditoria e riscos e do comitê de governança e gestão de pessoas da Tupy S.A (cia aberta industria metalúrgica de fundição) desde 2009. Foi gerente na BNDES Participações S.A.- BNDESPAR responsável pelo investimento em empresas e em fundos de investimentos, de 1987 a 2002, chefe do Departamento de Comunicação e Cultura do BNDES em 2004 e economista do Departamento de Gestão e Acompanhamento da Carteira da BNDESPAR de 2005 a junho de 2013. Foi também membro do Conselho de Administração da Tupy S.A. de 2006 a 2013 e da Cia de Distribuição de Gás do Rio de Janeiro (cia aberta concessionária distribuidora de gás) de 2006 a 2012, membro do Conselho Fiscal da AES Elpa em 2011-2013 e da AES Tietê SA em 2011-2013, 2014-2015 (cias abertas). Foi ainda, membro do Conselho de Administração e dos comitês financeiro e de gestão da Brasil Ferrovias e da Ferronorte SA (cias abertas concessionárias de ferrovias), membro do comitê de investimentos do Fundo FIP Brasil Energia e do Fundo de Petróleo, Gás e Energia e membro do Conselho de Administração de Spes prestadoras de serviços para a Petrobrás (Companhia de Recuperação Secundária CRSEC, Marlim Participações e Nova Marlim Participações) e membro suplente do Conselho de Administracão da Net Serviços de Comunicação SA e do comitê de Finanças da Telemar Participações SA.

Mario Daud Filho é advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP em 1982, também é certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa -IBGC (conselho de administração). Foi Gerente Jurídico da Camargo, Correa, Consultor Geral-Jurídico da BP Biocombustíveis S.A., e Gerente Jurídico e de Relações Governamentais da Videolar S.A., a companhia onde atualmente é Consultor Geral da Presidência. É Conselheiro Fiscal da Eletropaulo e membro do GGC – Grupo de Governança Corporativa.

Mário Shinzato é Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo – FACESP em 1984, com MBA (Master in Business Administration) pelo IBMEC em 1998 e Mestrado em Contabilidade pela Pontifícia da Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) em 2010. É membro do conselho fiscal da AES Tietê Energia S.A. desde janeiro de 2016. Ao longo de sua carreira profissional participou de diversos cursos de especialização dos, dentre os quais: (i) Effective Communication Course pela Syracuse University; (ii) Cost Management and Controlling pela SAP; (iii) Treinamento em USGAAP – Módulo Básico pela PricewaterhouseCoopers Brasil Ltda; (iv) Accounting for Contigencies pela PricewaterhouseCoopers; (v) Demonstrações Contábeis pelo Ibracon; (vi) Aplicação da Consolidação de Contas e Investimentos em Controladas e Joint Venture pelo Ibracon; (vii) Componentes da Demonstração de Resultados pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil - IBRACON; (viii) Ativos e Passivos não Financeiros pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil - IBRACON; (ix) IFRS training For AES Latin America and Africa region pela Deloitte Touche Tohmatsu LLP; (x) Workshop de Técnicas de Treinamento pela Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A.; (xi) VIII Seminário Internacional CPC “As Normas Internacionais de Contabilidade” pela Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis - FACPC; e (xii) Curso eLearning de Avaliação de Empresas pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras - FIPECAFI. Nos últimos cinco anos, exerceu a função de gerente BRGAAP/ Gerente de Projeto do grupo AES Brasil de janeiro de 2008 a julho de 2015. Mário Shinzato não tem qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da CVM, nem qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tenha suspendido ou inabilitado a prática de atividade profissional ou comercial.

Newton Akira Fukumitsu é técnico em Contabilidade pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP, em 1987, bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo – FACESP, em 1993, com Pós Graduação em Controladoria e Auditoria pela Universidade Ibirapuera – UNIB, em 1999, MBA Executivo em Finanças Corporativas – IBMEC/SP, em 2004, MBA Executivo em Gestão Corporativa do Negócio de Energia pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, em 2011, e MBA em International Financial Report Standards - IFRS pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras – FIPECAFI, com previsão de conclusão em 2016. Atualmente é: (i) Gerente de Soluções Compartilhadas da Arteris S.A., desde agosto de 2014; e (ii) membro do conselho fiscal da AES Tietê Energia S.A. desde janeiro de 2016. Nos últimos anos, além desta, exerceu a função de: (i) Gerente de Contabilidade Gerencial da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A. e como contador responsável de outras empresas do mesmo grupo econômico, de agosto de 2006 a julho de 2014; (ii) Gerente de Contabilidade da Elektro – Serviços de Eletricidade S.A., de junho de 1998 a junho de 2006; (iii) Conselheiro Fiscal titular da Fundação CESP de março de 2007 a julho de 2014; (iv) Conselheiro Fiscal titular da Fundação do Patrimônio Histórico da Energia e Saneamento de janeiro de 2001 a junho de 2006; e (v) Representante suplente da Elektro Eletricidade e Serviços S.A. no Comitê de Investimento da Fundação CESP de janeiro de 2003 a dezembro de 2005. Newton Fukumitsu não tem qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da CVM, nem qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tenha suspendido ou inabilitado a prática de atividade profissional ou comercial.

Raimundo Cláudio Batista é bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais e MBA em Controladoria pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeira (FIPECAFI). Atualmente é: (i) sócio da Domingues Sociedade de Contadores desde 2015 e também da B.TAX Consultoria Fiscal Financeira desde 2012; e (ii) associado do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC, seção Paraná, desde 2016; e (iii) associado e membro do Conselho Fiscal do IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças, para a gestão 2017 e 2018. Foi sócio de consultoria tributária da Deloitte Touche Tohmatsu (auditoria e consultoria) de 2002 a 2012. Anteriormente sócio de consultoria tributária da Arthur Andersen. Nos últimos 5 anos, Raimundo Cláudio Batista, não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. .

Wilton de Medeiros Daher é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, em 1972, em Administração de Empresas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, em 1975, tem especialização em Comércio Exterior pela UDF – Centro Universitário, em 1984 e possui mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza, em 2006. Atualmente é fundador e sócio da empresa Inter Consulting Empresarial, de atividades de consultoria de gestão empresarial em Fortaleza, Ceará. Em 2013 participou do Corporate Board Leadershio Program, do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, IBGC. Foi (i) Superintendente estadual do Banco do Brasil no Estado do Ceará, de janeiro de 1992 a janeiro de 1995; (ii) membro do Conselho de Administração de Empresa Familiar do setor de Segurança Patrimonial, de agosto de 2013 até o presente; (iii) membro do Conselho de Administração de Empresa Familiar do setor de Logística Fracionada e Retroportuária, de junho de 2014 a fevereiro de 2016; (iv) membro do Conselho de Administração da ALL- America Latina Logística, de abril de 2013 a abril de 2015; (v) membro efetivo do Conselho Fiscal “Turbinado” da CPFL Energia, de abril de 2009 a abril de 2013; (vi) membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig Holding, da Cemig Distribuidora e da Cemig Geração e Transmissão, de abril de 2006 a abril de 2009; (vii) membro efetivo do Comitê de Governança Corporativa da Cemig Holding, da Cemig Distribuição e da Cemig Geração e Transmissão, de agosto de 2006 a abril de 2009; (viii) membro efetivo do Comitê de Assessoramento ao Conselho de Administração da Cemig Holding, da Cemig Distribuição e da Cemig Geração e Transmissão, de agosto de 2006 a abril de 2009; (ix) membro efetivo do Conselho Fiscal da Duratex S.A., de abril de 2004 a abril de 2006; (x) membro efetivo do Conselho Fiscal da Neoenergia S.A., de abril de 2003 a abril de 2004; (xi) Vice-presidente da Federação das Associações do Comércio, Indústria, Agropecuária e Serviços do Estado do Ceará – FACIC, de março de 2006 a março de 2010; e (xii) Vice-presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF/CE, de 2011 a 2015. Wilton de Medeiros Daher não tem qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da CVM, nem qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tenha suspendido ou inabilitado a prática de atividade profissional ou comercial.

A Diretoria Executiva é composta por seis membros, incluindo o presidente. Os membros da Diretoria Executiva desempenharão suas funções de acordo com o objeto social da Companhia, conduzindo normalmente os negócios e operações com estrita observância das disposições do Estatuto Social, das decisões das Assembleias Gerais de Acionistas e do Conselho de Administração.

Nome Cargo Data de Eleição Data de Posse Prazo de mandato Foi eleito pelo controlador
Charles Lenzi Presidente 01/04/2016 04/04/2016 31/03/2019 Sim
Marcelo Antônio de Jesus Diretor Vice-Presidente e de Relações com Investidores 15/09/2017 01/10/2017 31/03/2019 Sim
Pedro de Freitas Almeida Bueno Vieira Diretor Vice Presidente de Assuntos Legais, Compliance e Auditoria Interna 01/04/2016 04/04/2016 31/03/2019 Sim
Sidney Simonaggio Diretor Vice-Presidente de Assuntos Regulatórios 01/04/2016 04/04/2016 31/03/2019 Sim
Artur Manuel Tavares Resende Diretor Vice-Presidente de Operações 04/10/2017 01/11/2017 31/03/2019 Sim

Charles Lenzi é Diretor Presidente da Companhia desde 1º de abril de 2016. É graduado em engenharia elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS, especializado em automação industrial pela Universidade de Campinas – UNICAMP, possui MBA em Finanças pela Universidade Caxias do Sul e em Planejamento Estratégico e Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, participou também do Leadership Development Program da Darden Business School – Univerdidade da Virginia (EUA) e do PGA – Programa de Gestão Avançada da Fundação Dom Cabral e INSEAD. Nos últimos 5 anos Charles atuou como Presidente Executivo da ABRAGEL – Associação Brasileira de Energia Limpa. Charles atuou como Diretor Executivo do Grupo Stefani (2008-2010) e, entre 1998 e 2008, ocupou diversas posições no Grupo AES Brasil.

Marcelo Antonio de Jesus é Diretor Vice-Presidente e de Relações com Investidores da Companhia desde outubro de 2017 e membro suplente do conselho de adminsitração desde abril de 2015. É formado em Administração de Empresas pelo IMES-Instituto de Ensino Superior de São Caetano do Sul em 1993 e possui MBA (Master Business Administration) pela Fundação Dom Cabral. Atualmente é membro suplente do Conselho de Administração da AES Tietê Energia S.A.e da AES Elpa S.A. (todas companhias abertas cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica), desde maio de 2015. Nos últimos cinco anos exerceu, além desta, a função de: (i) Diretor de Controladoria e Planejamento Tributário no Grupo AES Brasil; também exerceu o cargo de Diretor de Planejamento Tributário nas empresas: (ii) TAM Linhas Aéreas S.A - Latam Airlines Group de novembro de 2012 a novembro de 2013; (iii) Flora Higiene e Beleza de novembro de 2011 a outubro de 2012; (iv) Syngenta de julho de 2010 a novembro de 2011; (v) AES Latin America & Caribbean de dezembro de 2004 a julho de 2010. Marcelo de Jesus não tem qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da CVM, nem qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tenha suspendido ou inabilitado a prática de atividade profissional ou comercial.

Pedro de Freitas Almeida Bueno Vieira é membro suplente do conselho de administração da Companhia desde novembro de 2009 e Diretor Vice-Presidente desde março de 2008. É bacharel em Direito pela Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro, com mestrado em Jurisprudência Comparada pela Universidade de Nova York, EUA e MBA In-House Universidade AMBEV. Atualmente é: (i) Diretor Vice-Presidente da Companhia, sendo Diretor de Assuntos Legais desde junho de 2006, responsável também pela área de Ética e Compliance, desde junho de 2008, e pela área de Auditoria Interna, desde novembro de 2011; (ii) Vice-Presidente de Assuntos Legais do grupo AES no Brasil, desde maio de 2006; (iii) Diretor Presidente da AES Elpa S.A. (holding cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica), desde abril de 2016; (iv) Diretor Presidente e de Relações com Investidores da Brasiliana Participações S.A. (companhia cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica), desde abril de 2016; (v) Diretor Vice-Presidente de Assuntos Legais da AES Tietê Energia S.A. e AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia S.A., ambas companhias abertas, cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica; (vi) membro efetivo do Conselho de Administração da AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia S.A. e da AES Elpa S.A.; (vii) membro suplente do Conselho de Administração da AES Tietê Energia S.A., da Brasiliana Participações S.A. e da AES Uruguaiana Empreendimentos S.A. (companhia fechada, cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica).

Sidney Simonaggio é Diretor Vice-presidente da Companhia desde janeiro de 2012. Formado em Engenharia Elétrica na modalidade Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia Industrial de São Bernardo do Campo - SP, com mestrado sem dissertação na área de Sistema de Potência pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – SP, e também advogado formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Porto Alegre – RS. Atualmente é: (i) Vice-Presidente de Assuntos Regulatórios do Grupo AES Brasil desde abril 2016; e (ii) membro efetivo do conselho de administração da AES Elpa (companhia aberta cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica) desde dezembro de 2011. Nos últimos anos, além dessas, exerceu as seguintes funções: (i) Vice Presidente de Operações e (iii) Diretor Executivo de Operações da Companhia de abril de 2010 a dezembro de 2011; (iv) Vice-Presidente Corporativo de Operações da Rede Energia S.A. (companhia aberta que atua no setor de geração, distribuição e transmissão de energia) de agosto de 2007 até abril de 2010; (iv) Vice-Presidente Executivo da ENERSUL S.A. (companhia aberta que atua no setor de distribuição de energia) de setembro de 2008 até abril de 2010; e (v) Sócio-Diretor na Simonaggio Advogados Associados (sociedade de advogados que atua na prestação de serviços jurídicos) de maio a julho de 2007. Além destas, exerceu também a função de Presidente na Rio Grande Energia S.A. (companhia aberta que atua no setor de geração, distribuição e transmissão de energia) de março de 2000 até julho de 2006.

Artur Manuel Tavares Resende é Diretor Vice-Presidente formado em Tecnologia na Universidade Simón Bolívar e possui estudos de especialização, programa executivo e MBA (Master Business Administration) em instituições nacionais e internacionais: Fundação Dom Cabral, Darden School of Business, Fundação Getulio Vargas, Universidade Central da Venezuela e Estudios Superiores y de Administración (IESA) em Caracas. Atualmente também é: (i) Professor de Marketing da Fundação Getulio Vargas - FGV desde de dezembro de 2015; e (ii) membro do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado – IBRAMERC. Nos últimos cinco anos, exerceu as seguintes funções: (i) Diretor Comercial da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A. de novembro de 2016 a outubro de 2017; (ii) Diretor de Gestão da Receita da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A. de abril de 2016 a novembro de 2016; e (iii) Diretor de Clientes Públicos (Setor Governamental) na Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A. de dezembro de 2011 a abril de 2016. Artur Tavares não tem qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da CVM, nem qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tenha suspendido ou inabilitado a prática de atividade profissional ou comercial.

Comitê de Sustentabilidade

Composto por, no mínimo, 5 e, no máximo, 10 membros, sendo um deles conselheiro de administração, preferencialmente independente e executivos da diretoria da Companhia.

 

Comitê de Partes Relacionadas

Composto por 3 a 5 membros, sendo a totalidade dos membros independentes do Conselho.

 

Comitê de Remuneração e Pessoas

Composto por 3 a 5 membros que sejam conselheiros de administração, sendo a maioria conselheiros independentes.

 

Comitê de Auditoria

Composto por 3 a 5 membros eleitos pelo Conselho de Administração, composto por conselheiros, sendo a maioria de conselheiros independentes.

 

O Comitê de Auditoria e o Comitê de Remuneração e Pessoas, se tornaram estatutários após a migração da Companhia para o segmento do Novo Mercado de governança corporativa. Quanto ao Comitê de Sustentabilidade, apesar de não ser um comitê estatutário, possui conselheiro da Companhia em sua composição. Todos os comitês foram criados com o objetivo de assessorar o Conselho de Administração da Companhia nas tratativas de temas relevantes e contam com a participação de conselheiros independentes e, em alguns casos, especialistas.

Índice Sustentabilidade Empresarial 2017 ELPL3 Novo Mercado

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