Administração e Conselhos

A AES Eletropaulo é administrada por um Conselho de Administração, responsável pelo planejamento e pelas questões estratégicas da empresa. De acordo com o Estatuto Social, o Conselho de Administração é composto por no mínimo cinco membros e no máximo onze membros efetivos e seus respectivos suplentes. Atualmente, o Conselho de Administração é composto por dezoito membros, sendo nove membros efetivos e oito membros suplentes, dentre eles cinco efetivos e respectivos suplentes foram indicados pelo acionista controlador, um efetivo e respectivo suplente pela BNDES Participações S.A. – BNDESPAR ("BNDESPAR"), um efetivo e respectivo suplente pelos colaboradores, um efetivo é membro independente e não possui suplente e um efetivo e respectivo suplente foi indicado/eleito por acionistas minoritários detentores de ações preferenciais.

O mandato dos atuais membros do Conselho de Administração se encerrará na data da realização da Assembleia Geral que examinará as contas da administração da Companhia referentes ao exercício social que findará em 31 de dezembro de 2018.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Nome Cargo Data de Eleição Data de Posse Prazo de mandato Foi eleito pelo controlador
Airton Ribeiro de Matos Conselheiro Suplente 28/04/2016 02/05/2016 Até AGO** de 2018 Sim
Alexandre Meduneckas Conselheiro Efetivo 28/04/2016 02/05/2016 Até AGO** de 2018 Sim
Andriei José Beber Conselheiro Suplente 22/02/2017 23/02/2017 Até AGO** de 2018 Sim
Berned Raymond Da Santos Ávila Conselheiro Efetivo 28/04/2016 02/05/2016 Até AGO** de 2018 Sim
Britaldo Pedrosa Soares Presidente do Conselho de Administração 28/04/2016 02/05/2016 Até AGO** de 2018 Sim
Carlos Renato Xavier Pompermaier Conselheiro Suplente 20/04/2017 24/04/2017 Até AGO** de 2018 Sim
Clarissa Della Nina Sadock Accorsi Conselheiro Suplente 28/04/2016 02/05/2016 Até AGO** de 2018 Sim
Daniel Carlos Epstein Conselheiro Suplente 20/04/2017 24/04/2017 Até AGO** de 2018 Sim
Francisco Jose Morandi Lopez Conselheiro Efetivo 28/04/2016 02/05/2016 Até AGO** de 2018 Sim
Fernando Quintana Merino Conselheiro Efetivo 31/10/2016 01/11/2016 Até AGO** de 2018 Sim
Jerson Kelman Conselheiro Efetivo (Membro Independente)* 11/05/2017 12/05/2017 Até AGO** de 2018 Não
José Luiz Borges Andreoli Conselheiro Suplente 28/04/2016 02/05/2016 Até AGO** de 2018 Sim
Julian Jose Nebreda Marquez Conselheiro Efetivo 28/04/2016 02/05/2016 Até AGO** de 2018 Sim
Kazi Kamrul Hasan Conselheiro Suplente 28/04/2016 02/05/2016 Até AGO** de 2018 Sim
Marcelo Antonio de Jesus Conselheiro Suplente 28/04/2016 02/05/2016 Até AGO** de 2018 Sim
Marcelo de Carvalho Lopes Conselheiro Suplente 28/04/2016 02/05/2016 Até AGO** de 2018 Sim
Marcelo Gasparino da Silva Conselheiro Efetivo (Membro Independente)* 28/04/2016 02/05/2016 Até AGO** de 2018 Não
Pedro de Freitas Almeida Bueno Vieira Conselheiro Efetivo 28/04/2016 02/05/2016 Até AGO** de 2018 Sim
Vincent Winslow Mathis Conselheiro Efetivo 28/04/2016 02/05/2016 Até AGO** de 2018 Sim
Vinícius Oliveira da Silva Conselheiro Suplente 20/04/2017 24/04/2017 Até AGO** de 2018 Sim
Wilfredo João Vicente Gomes Conselheiro Efetivo (Membro Independente)* 09/01/2017 10/01/2017 Até AGO** de 2018 Não

* Para fins de governança corporativa, considerar-se-á Independente o conselheiro que: (i) não mantiver qualquer vínculo com a Companhia além de participação em seu capital social; (ii) não for Acionista Controlador, seu cônjuge ou parente até segundo grau, ou não possuir ou tiver possuído vínculo com o Acionista Controlador nos últimos 3(três) anos, por meio de sociedade ou entidade relacionada, salvo nos casos de instituições públicas de ensino e/ou pesquisa; (iii) não tiver sido empregado ou diretor da Companhia, do Acionista Controlador ou de sociedade controlada pela Companhia nos últimos 3 (três) anos; (iv) não for prestador de serviços e/ou fornecedor ou comprador de produtos da Companhia, direta ou indiretamente, em proporção que caracterize relação de dependência; (v) não for vinculado à sociedade ou entidade prestadora ou que demande serviços e/ou produtos à Companhia, na qualidade de funcionário ou administrador, em proporção que caracterize relação de dependência; (vi) não for cônjuge ou parente até segundo grau de administrador da Companhia; e (vii) seja remunerado pela Companhia apenas em virtude do cargo de conselheiro, excluídos valores recebidos por conta de participação no capital social da Companhia. É ainda considerado independente o conselheiro que for eleito mediante faculdade prevista pelo art. 141, §§ 4° e 5º ou pelo art. 239 da Lei das Sociedades por Ações, os quais contemplam quoruns e formas para eleição de membros do conselho pelos acionistas minoritários. (Fonte: BM&FBovespa)

**AGO = Assembleia Geral Ordinária

Airton Ribeiro de Matos é membro suplente do conselho de administração da Companhia desde abril de 2008. É bacharel em Ciências Contábeis pela FAE e possui MBA em Finanças Corporativas pelo IBMEC de São Paulo. Atualmente é: (i) Project Management Office (PMO) do grupo AES no Brasil desde março de 2016; e (ii) membro do conselho de administração da AES Elpa S.A. (companhia aberta cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica). Airton Ribeiro de Matos também foi membro do Conselho de Administração da Companhia Brasiliana de Energia (companhia cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica), da AES Tietê S.A. (companhia aberta cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica) e da AES Uruguaiana Empreendimentos S.A. (companhia fechada cuja atividade é a atuação no setor de energia elétrica).

Alexandre Meduneckas é técnico em eletrotécnica pelo Instituto Edson em 2007. Atualmente é: (i) Secretário Geral Adjunto do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, desde 20 de Fevereiro 2015; (ii) Representante no Conselho Administrativo da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria – CNTI, desde 20 de Fevereiro de 2015; (iii) Secretário para assuntos nas Entidades Superiores na Federação Nacional dos Trabalhadores em Água, Energia e Meio Ambiente – Fenatema, desde 20 de novembro de 2014; e (iv) Encarregado de Equipe em Linha Viva/Recuperação de Receita/TMA da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A., desde junho de 1998.

Andriei José Beber é membro suplente do Conselho de Administração da Companhia desde fevereiro de 2017. É graduado em Engenharia Civil pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), com doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e conselheiro de administração certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC. Atualmente é: (i) Professor, Pesquisador e Consultor na área de gestão e manutenção de infraestrutura, análise de projetos de investimentos e finanças corporativas; (ii) Professor do Programa de Pós-graduação FGV Management, atuando na área de Finanças e Métodos Quantitativos nos programas MBA em todo o Brasil pela Fundação Getúlio Vargas Rio de Janeiro, RJ. (iii) Pela Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, SC é: (iii.a) Pesquisador-líder do Centro de Estudos de Manutenção de Infraestrutura Civil; (iii.b) Responsável pela implementação, planejamento e acompanhamento das atividades de pesquisa e extensão no âmbito do envelhecimento e deterioração da infraestrutura; (iii.c) Membro do comitê de pesquisa do Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar; e (iii.d); Professor do curso de graduação em Engenharia Civil; Foi conselheiro de administração da Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. – CESLESC, Florianópolis, SC., de maio de 2010 a janeiro de 2015.

Berned Raymod Da Santos Ávila é bacharel Cum Laude em Administração de Empresas e Administração Pública pela Universidad José Maria Vargas, com pós-graduação Cum Laude em Gerência de Negócios e em Finanças, MBA Cum Laude pela Universidad José Maria Vargas e concluiu o Programa Avançado no Instituto de Estudios Superiores y de Administración (IESA) em Caracas, bem como o Programa de Liderança da AES na Darden School. Atualmente é: (i) Diretor Vice-Presidente Financeiro do grupo AES na América Latina e África desde julho de 2005; (ii) Diretor Executivo de Finanças da AES Global Utility, desde outubro de 2011;(iii) Presidente do conselho de administração da AES Uruguaiana Empreendimentos S.A.; e (iv) membro do conselho de administração da Companhia e das empresas AES Tietê Energia S.A., Brasiliana Participações S.A., AES Gener S.A. (companhia aberta), Companhia de Alumbrado Electrico de San Salvador (CAESS), Empresa Electrica de Oriente (EEO), Companhia de Alumbrado Electrico de Santa Ana, Eletricidad de La Plata (EDELAP), AES Chivor & Cia S.C.A. E.S.P. (companhia aberta), AES Sonel e Dayton Power & Ligth, companhias cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica. Possui 25 anos de experiência em finanças corporativas internacionais no setor de serviços de geração, transmissão e distribuição na América Latina e, recentemente, na África. Além dessas, também exerceu a posição de: (i) Diretor Financeiro e Controller na Venezuela, El Salvador e Colômbia, de maio de 2000 a junho de 2005.

Britaldo Pedrosa Soares é membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia desde abril de 2008 e Presidente do Conselho de Administração desde 1º de abril de 2016. É graduado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais, com pós-graduação em Engenharia Econômica e Financeira na Fundação Dom Cabral (Minas Gerais) e participou em diversos programas de educação executiva, dentre os quais o Senior Executive Program na Darden School of Business – University of Virginia. Atualmente é (i) Diretor Presidente da AES Tietê S.A. (companhia aberta cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica); (ii) Diretor Presidente e Relações com Investidores da Companhia Brasiliana de Energia (companhia aberta cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica) e AES Elpa S.A. (companhia aberta cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica); e (iii) membro do Conselho de Administração da Companhia Brasiliana de Energia, AES Elpa S.A., AES Tietê S.A., AES Gener S.A. (companhia aberta no Chile cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica), da AES Uruguaiana Empreendimentos S.A. (companhia fechada cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica), do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, desde abril de 2008, do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo - IBEF desde janeiro de 2011, da Câmara Americana de Comércio - ANCHAM São Paulo desde janeiro de 2011 e da The Dayton Power and Light Company desde novembro de 2011, da Fundação Nacional da Qualidade - FNQ desde junho de 2013 e Associação Brasileira da Infraestrutura e Industria de Base - ABDIB desde maio de 2014. Nos últimos cinco anos, além destas, exerceu as seguintes funções: (i) Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Jarí Celulose S.A. (companhia fechada que atua no setor de papel para embalagens), Elektro Eletricidade e Serviços S.A. (companhia aberta que atua no setor de geração, distribuição e transmissão de energia), Aços Villares S.A. (companhia aberta cuja principal atividade é a atuação no setor de siderurgia), AES Tietê S.A. e da Companhia; (iii) Diretor de Relações com Investidores da Companhia Brasiliana de Energia de fevereiro de 2006 até junho de 2007; e (iii) membro do Conselho de Administração da Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG (companhia aberta cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica) de abril de 2008 até janeiro de 2011.

Carlos Renato Xavier Pompermaier é advogado, formado pela Universidade de São Paulo, e especialista em Mercado de Capitais também pela Universidade de São Paulo, com mestrado (LLM) pela King’s College da Universidade de Londres. Atualmente é Diretor Jurídico de Contratos, Societário e Compliance do Grupo AES Brasil, desde setembro de 2015. Foi: (i) sócio de Theodoro Carvalho de Freitas Advogados Associados; (ii) Diretor Jurídico da Nokia do Brasil Tecnologia Ltda.; e (iii) Diretor Jurídico da Cielo S.A.. Nos últimos 5 anos, Carlos Pompermaier, não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

Clarissa Della Nina Sadock Accorsi é graduada em Economia pela Faculdade Cândido Mendes, possui MBA em Finanças pela COPPEAD/UFRJ e curso de extensão em Finanças pela Darden School of Business – University of Virginia (EUA). Atualmente é: (i) Diretora de Planejamento Financeiro e Estratégico da companhia, AES Tietê Energia S.A.e AES Uruguaiana Empreendimentos S.A. (todas companhias cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica) desde junho de 2015. Nos últimos cinco anos exerceu, além desta, a função de Diretora de Tesouraria e Relações com Investidores da companhia e AES Tietê S.A., AES Uruguaiana Empreendimentos S.Ade agosto de 2008 a junho de 2015.

Daniel Carlin Epstein é graduado em Relações Internacionais pela Brown University, com MBA de finanças imobiliárias pela Columbia Business School. É: (i) fundador da Ronda Global Capital, LLC; e (ii) Diretor, Banca de Investimento da INTL FCSTONE Financial, INC. Nos últimos 5 anos Daniel Epstein , não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.. Nos últimos 5 anos, Daniel Carlin Epstein, não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

Francisco Jose Morandi Lopez é Diretor Vice-Presidente e de Relações com Investidores e membro efetivo do conselho de administração da Companhia desde maio de 2009. É bacharel em Engenharia Civil, com Pós-Graduação em Finanças Corporativas e Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Metropolitana, em Caracas, Venezuela. Atualmente é: (i) Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da AES Tietê Energia S.A.; e (ii) membro do conselho de administração da AES Tietê Energia S.A., AES Elpa S.A.,. e Brasiliana Participações S.A. (todas companhias abertas cuja principal atividade é a atuação no setor elétrico). Nos últimos cinco anos, além destas, exerceu as seguintes funções: (i) Diretor Geral para America Latina e Africa, de agosto de 2010 a setembro de 2011; (ii) Diretor Assessor do Presidente Regional da AES Corporation para América Latina e Africa, de dezembro de 2008 a julho de 2010; (iii) Diretor Vice- Presidente de Implementação de Estratégia da The AES Corporation de maio de 2007 até novembro de 2008; e (iv) Diretor Vice-Presidente de Transformação dos Negócios Globais da The AES Corporation de maio de 2006 até abril de 2007.

Fernando Quintana Merino é bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com LLM pela Columbia Univesity School of Law, New York, Estados Unidos da América. Atualmente exerce a atividade de consultoria. Nos últimos 5 anos Fernando atuou como: (i) Diretor Jurídico da Companhia Siderúrgica Nacional – CSN de 2008 a 2014; e (ii) Diretor Jurídico Corporativo do Grupo de Pão de Açúcar – GPA de 2014 a 2015.

Jerson Kelman é formado em Engenheiro Civil com especialização em Hidráulica pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ em 1971, Mestre em Engenharia Civil pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE-UFRJ em 1973, Ph.D. em Hidrologia e Recursos Hídricos por Colorado State University em 1976. Atualmente é: (i) professor de Recursos Hídricos da COPPE-UFRJ (licenciado); (ii) Diretor-Presidente e membro do Conselho de Administração da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP; (iii) membro do Conselho de Administração da Companhia de Seguros do Estado de São Paulo – COSESP; (iv) membro do Conselho Curador da Fundação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável - FBDS; (v) membro da Academia Nacional de Engenharia - ANE; (vi) membro do Conselho Superior de Infraestrutura da Federação da Indústria do Estado de São Paulo - FIESP; (vii) membro do Conselho da Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base – ABDIB; e (viii) membro do Advisory Council of the Global Water Practice of The World Bank - BIRD. Foi: (i) fundador, diretor e presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos - ABRH, respectivamente nos biênios 1977-78 e 1987-88; (ii) interventor na Empresa Energética de Mato Grosso do Sul - ENERSUL, de setembro de 2012 até abril de 2014; (iii) presidente do Grupo Light, de março de 2010 a agosto de 2012; (iv) Diretor-Geral da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, de 2005 a 2008; e diretor-presidente da Agência Nacional de Águas - ANA, de 2001 a 2004; (v) membro do Conselho Nacional de Política Energética - CNPE, de 2001 a 2003; (vii) membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA, de 2001 a 2004; (viii) membro do Conselho Nacional de Recursos Hídricos – CNRH, de 2001 a 2004; (ix) membro do Conselho Internacional da ABENGOA (Sevilha, Espanha), de 2009 a 2010; (x) membro do Conselho Consultivo do Instituto de Hidráulica da UNESCO (Delft - Holanda), de 2001 a 2002; (xi) membro do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico - CMSE, de 2005 a 2008; (xii) membro da Força Tarefa sobre Segurança Hídrica da Global Water Partnership - GWP, de 2012 a 2013; (xiii) membro do Comitê Científico da Semana Mundial da Água em Estocolmo, em 2013; (xiv) membro do Conselho de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro - FIRJAN, em 2013; e (xv) coordenador da Comissão de Análise do Sistema Hidrotérmico de Energia Elétrica em 2001.

José Luiz Borges Andreoli é técnico em eletrotécnica pelo Centro Estadual Interescolar Getúlio Vargas e, também, economista pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administração de Empresas Dr. Clóvis Salgado, com pós graduação em engenharia econômica pela Faculdade de Economia,Finanças e Administração de São Paulo, pós graduação em máquinas e equipamentos elétricos pela Universidade São Judas Tadeu, pós graduação em Economia,pelo Centro Universitário Álvares Penteado - FECAP,(não diplomado) e, atualmente, cursa pós graduação em Economia e Trabalho pela Escola DIEESE de Ciências do Trabalho. Atualmente é: (i) Diretor Fiscal do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo – STIEESP, desde fevereiro de 2006; (ii) Diretor Fiscal da Federação Nacional dos Trabalhadores em Água, Energia e Meio Ambiente – Fenatema, desde fevereiro de 2010 ; (iii) Membro do Comitê Técnico Profissional do Instituto Federal de São Paulo, desde maio de 2014; (iv) membro do Conselho Deliberativo da Fundação CESP, desde setembro de 2012 ; e, (v) Analista Administrativo Sênior da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A., desde agosto de 2000. José Luiz Borges Andreoli também foi: (i) Gerente de Divisão de Apoio da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A., de julho de 1988 a agosto de 1995; e (ii) Gerente de Divisão de Gestão da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A. de agosto de 1995 a maio de 2000.

Julian Jose Nebreda Marquez é formado desde 1988 em Direito pela Universidad Católica Andrés Bello, em Caracas/Venezuela, com mestrado em Commom Law Studies e Securities and Financial Regulations pela Georgetown University Law Center nos Estados Unidos da América em 1990. Nos últimos cinco anos, exerceu a função de Presidente da unidade de negócios da Europa do grupo AES, sendo responsável pelos negócios na Bulgária, Jordânia, Cazaquistão, Holanda e Reino Unido. Além desta, também exerceu as seguintes funções: (i) Conselheiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (organização financeira internacional), de julho de 1993 até abril de 1999; e (ii) Conselheiro de Administração da Companhia, de setembro de 2008 até abril de 2009.

Kazi Kamrul Hasan é engenheiro eletricista pela Universidade de Engenharia e Tecnologia de Bangladesh, com MBA em Finanças pelo Instituto de Administração de Empresas da Universidade de Dhaka (Bangladesh) e mestrado em Liderança pela Escola de Administração McDonough da Universidade de Georgetown. Atualmente é: (i) Diretor de Riscos da The AES Corporation; e (ii) membro suplente do conselho de administração da Companhia. Nos últimos cinco anos, além destas, exerceu as funções de: (i) Diretor Financeiro da The AES Corporation na unidade estratégica de negócios da Ásia de fevereiro de 2013 a novembro de 2014; e (ii) Diretor Geral de Finanças Corporativas da The AES Corporation de março de 2007 a janeiro de 2013.

Marcelo Antonio de Jesus é formado em Administração de Empresas pelo IMES-Instituto de Ensino Superior de São Caetano do Sul em 1993 e possui MBA (Master Business Administration) pela Fundação Dom Cabral. Atualmente é: (i) Diretor de Controladoria e Planejamento Tributário no Grupo AES Brasil; e (ii) membro suplente do Conselho de Administração da companhia, da AES Tietê Energia S.A.e da AES Elpa S.A., todas companhias abertas cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica, desde maio de 2015 . Nos últimos cinco anos exerceu o cargo de Diretor de Planejamento Tributário nas empresas: (i) TAM Linhas Aéreas S.A - Latam Airlines Group de novembro de 2012 a novembro de 2013; (ii) Flora Higiene e Beleza de novembro de 2011 a outubro de 2012; (iii) Syngenta de julho de 2010 a novembro de 2011; (iv) AES Latin America & Caribbean de dezembro de 2004 a julho de 2010.

Marcelo Lopes é bacharel em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é também membro efetivo do conselho de administração da Brasiliana Participações (desde outubro de 2006) e da AES Tietê Energia S.A. (desde dezembro de 2005). Nos últimos cinco anos, além destas, exerceu as seguintes funções: (i) Presidente do Badesul - Agência de Fomento do Rio Grande do Sul (uma empresa do governo gaúcho) entre abril de 2011 e abril de 2015; (ii) Diretor Superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio Grande do Sul de janeiro de 2009 até março de 2011; e (iii) Diretor-Geral do CENSIPAM na Casa Civil/PR – Presidência da República de junho de 2006 a dezembro de 2008.

Marcelo Gasparino da Silva é advogado especialista em administração tributária empresarial pela ESAG e MBA em Controladoria, Auditoria e Finanças. Ele é Presidente do Conselho Consultivo do Escritório Gasparino, Sachet, Roman, Barros & Marchiori Advogados, onde atuou como advogado até 2006. Iniciou em 2007 carreira executiva como Diretor Jurídico –Institucional da CELESC. Participou do Programa Executivo sobre Fusões e Aquisições pela London Business School, e de cursos específicos nas áreas financeira e estratégica no IOD – Institute of Directors, em Londres. É (i) Coordenador do Capítulo Santa Catarina do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa ("IBGC"); (ii) Conselheiro de Administração certificado e compõe o Banco de Conselheiros do IBGC; (iii) Presidente do Conselho de Administração da USIMINAS; (iv) Conselheiro de Administração da BRADESPAR e ETERNIT; (v) Coordenador do Comitê Jurídico e Compliance da ETERNIT; (vi) membro da Comissão Ténica da AMEC; e (vii) Porta-voz do Grupo de Governança Corporativa – GGC. Foi (i) Conselheiro de Administração da Eletrobras, CELESC, AES Eletropaulo, Tecnisa, e SC Gás; (ii) Conselheiro Fiscal da BRADESPAR, AES Eletropaulo, AES Tietê e da Renuka Brasil.

Pedro de Freitas Almeida Bueno Vieira é membro suplente do conselho de administração da Companhia desde novembro de 2009 e Diretor Vice-Presidente desde março de 2008. É bacharel em Direito pela Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro, com mestrado em Jurisprudência Comparada pela Universidade de Nova York, EUA e MBA In-House Universidade AMBEV. Atualmente é: (i) Diretor Vice-Presidente da Companhia, sendo Diretor de Assuntos Legais desde junho de 2006, responsável também pela área de Ética e Compliance, desde junho de 2008, e pela área de Auditoria Interna, desde novembro de 2011; (ii) Vice- Presidente de Assuntos Legais do grupo AES no Brasil, desde maio de 2006; (iii) Diretor Presidente da AES Elpa S.A. (holding cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica), desde abril de 2016; (iv) Diretor Presidente e de Relações com Investidores da Brasiliana Participações S.A. (companhia cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica), desde abril de 2016; (v) Diretor Vice-Presidente de Assuntos Legais da AES Tietê Energia S.A. companhia aberta, cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica; (vi) membro efetivo do Conselho de Administração da da AES Elpa S.A.; (vii) membro suplente do Conselho de Administração da AES Tietê Energia S.A., da Brasiliana Participações S.A. e da AES Uruguaiana Empreendimentos S.A. (companhia fechada, cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica).

Vincent Winslow Mathis é Presidente do Conselho de Administração da Companhia desde dezembro de 2011. É bacharel em Economia e Ciências Políticas pela Universidade de Richmond - Virgínia, bem como Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade da Virgínia. Atualmente é: (i) Diretor Jurídico de Utilidades Integradas da The AES Corporation, cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica desde outubro de 2011; e (ii) membro efetivo do Conselho de Administração da AES Tietê Energia S.A, cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica (companhia aberta) e membro suplente do Conselho de Administração da AES Elpa S.A. (companhia aberta cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica). Nos últimos cinco anos exerceu, além destas, as seguintes funções: (i) Diretor Jurídico, Região da América do Norte da The AES Corporation, cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica de outubro de 2009 à outubro de 2011; e (ii) Diretor Jurídico e Vice-Presidente Executivo da ContourGiobal LP, cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica, de julho de 2006 a outubro de 2009.

Vinícius Oliveira da Silva é formado em Ciências Jurídicas e Sociais (Direito) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS em 2002, possui MBA Executivo (Master Business Administration) pela Universidade ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, Pós-Graduação em Direito Civil pela Uniritter – Universidade Ritter dos Reis e está em fase de conclusão do LL.M (Master of Law) na UC Davis, Universidade da Califórnia nos Estados Unidos da América. Atualmente exerce o cargo de Diretor Jurídico no Grupo AES Brasil. Nos últimos anos, exerceu a função de: (i) Gerente Jurídico Cível e Tributário da AES Brasil de dezembro de 2010 a maio de 2014; (ii) Superintendente Jurídico da AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia S.A. de julho de 2007 a novembro de 2010; e (iii) membro do conselho de administração da AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia de abril de 2015 a outubro de 2016. Vinicius Oliveira da Silva não tem qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da CVM, nem qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tenha suspendido ou inabilitado a prática de atividade profissional ou comercial.

Wilfredo João Vicente Gomes cursou Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, Graduado em Controladoria na FECAM, possui especialização pela Fundação Dom Cabral – Governança Corporativa e em Formação de Conselheiros. Desde 2003 no comando da Multicorp Participações, que reúne as empresas OneWG Multicomunicação e Multicompany, É Presidente do LIDE -Grupo de Líderes Empresariais de Santa Catarina. Foi: (i) conselheiro de administração da CELESC (empresa do setor de energia do Estado de Santa Catarina) – biênio 2014/2015; e (ii) conselheiro de administração suplente da
Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo de abril de 2016 a janeiro de 2017.

A Companhia conta com um Conselho Fiscal que, de acordo com seu Estatuto Social, é composto por no mínimo três e no máximo cinco membros efetivos e seus respectivos suplentes. O Conselho Fiscal da Companhia é atualmente composto por dez membros, sendo cinco membros efetivos e respectivos suplentes, dos quais: três efetivos e respectivos suplentes foram indicados pela BNDESPAR; um efetivo e respectivo suplente foi indicado pelos acionistas minoritários ordinaristas; e um efetivo e respectivo suplente foi indicado pelos acionistas minoritários preferencialistas. Além de ter sua gestão administrativa fiscalizada pelo Conselho Fiscal, a AES Eletropaulo está preparada para suprir a The AES Corporation - sua controladora indireta norte-americana - com as informações exigidas pela Lei Sarbanes-Oxley.

Nome Cargo Data de Eleição Data de Posse Prazo de mandato Foi eleito pelo controlador
Alberto Irazê Ribeiro Conselheiro Efetivo 20/04/2017 24/04/2017 Até AGO* de 2018 Sim
Ana Maria Loureiro Conselheiro Efetivo 20/04/2017 24/04/2017 Até AGO* de 2017 Sim
José Luiz Barbosa Netto Conselheiro Suplente 20/04/2017 24/04/2017 Até AGO* de 2018 Sim
Karen Sanchez Guimarães Conselheiro Suplente 20/04/2017 24/04/2017 Até AGO* de 2018 Sim
Maria Carmen Westerlund Montera Conselheiro Suplente 28/04/2016 02/05/2016 Até AGO* de 2017 Sim
Mario Daud Filho Conselheiro Efetivo 28/04/2016 02/05/2016 Até AGO* de 2017 Não
Mário Shinzato Conselheiro Efetivo 20/04/2017 24/04/2017 Até AGO* de 2018 Sim
Newton Akira Fukumitsu Conselheiro Suplente 20/04/2017 24/04/2017 Até AGO* de 2018 Sim
Raimundo Cláudio Batista Conselheiro Efetivo 20/04/2017 24/04/2017 Até AGO* de 2018 Sim
Wilton de Medeiros Daher Conselheiro Efetivo 20/04/2017 24/04/2017 Até AGO* de 2018 Sim

*AGO = Assembleia Geral Ordinária

Alberto Irazê Ribeiro é Economista, formado pela Universidade Federal do Paraná, contador, formado pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná - FESP, bacharel em Direito, formado pela Faculdade Estácio de Curitiba e com Pós-graduação em auditoria operacional e tributária pela Universidade Federal do Mato Grosso. Atualmente é: (i) sócio diretor da Alberto I. Ribeiro - Consultoria Contábil EIRELI (prestadora de serviço de auditoria, consultoria contábil e econômica, avaliação de empresas, planejamento de organização, finanças, gestão empresarial e similares) desde de 2010; (ii) Perito Contador, (iii) membro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa/Paraná –IBGC desde 2015; (iv) membro efetivo do conselho fiscal das Sociedades do Grupo Zugman (Agro Pastoril Novo Horizonte S/A, Laminados e Compensados Lavrasul S/A, Lavradora Racional de Madeiras Lavrama S/A, Brascomp Compensados do Brasil S/A, Esinco Imóveis S/A, Participações Rio Anapu Ltda, Itauba Comercial Exportadora Ltda, Transportes e Consignações Ize Ltda) desde 30/04/2011 até a presente data; (v) membro efetivo do Conselho de Administração do Grupo Noster (Grupo paranaense composto por diversas empresas – (revenda de veículos - COPAVA Veículos Ltda, empresas de transportes urbano e metropolitano - Auto Viação Santo Antônio Ltda e Auto Viação Santo Angelo Ltda, construtoras - Víncere Construções Ltda e Tanguá Construtora Ltda, usinas hidrelétricas/PCHs e empreendimentos diversos) desde 01/07/2013 até a presente data; (vi) Diretor Executivo (CEO) do Grupo SOPACO - Sociedade Paraná Comercial Ltda (grupo paranaense composto por 8 empresas operacionais nos ramos de fabricação de fósforos - Cia. de Fósforos Paraná S/A, revenda de veículos - Cia. Metropolitana de Automóveis Ltda, Le Lac Distribuidora de Veículos Ltda e Cia. Moto Agrícola Campo Real, reflorestamento - Sociedade Paranaense Reflorestadora Ltda, Sopagro Agroflorestal Ltda e Rio D' Areia Agroflorestal Ltda), de 1996 a 1998; Foi: (i) professor assistente na cadeira de auditoria, na Faculdade Católica – Curitiba no ano 1982 a 1983; (ii) membro efetivo do conselho fiscal da CR Almeida S.A. - Engenharia e Construções de 2011 a de 2015; (iii) conselheiro fiscal coordenador das Sociedades do Grupo Zugman (Agro Pastoril Novo Horizonte S/A, Laminados e Compensados Lavrasul S/A, Lavradora Racional de Madeiras Lavrama S/A, Brascomp Compensados do Brasil S/A, Esinco Imóveis S/A, Participações Rio Anapu Ltda, Itauba Comercial Exportadora Ltda, Transportes e Consignações Ize Ltda) de 2011 até a presente data; (iv) conselheiro fiscal coordenador da Paraná Clínicas - Planos de Saúde S/A exercício de 2014; (v) conselheiro fiscal coordenador do Hospital Santa Cruz S/A (exercício de 2014 – conselheiro coordenador). Nos últimos 5 anos, Alberto Ribeiro, não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

Ana Maria Loureiro Recart é advogada formada pela Universidade de São Paulo em 1998, possui MBA pela Fundação Dom Cabral em 2007, LL.M. em International Legal Studies - área de concentração: International Business Law na American University, Washington College of Law em 2003, além deoutros cursos voltados para a área jurídica, entre eles Advanced Boardroom Program For Women - ABP-W, concluído em janeiro de 2017 na Saint Paul Escola de Negócios. Atualmente exerce o cargo de chief executive officer (CEO) na GWI Real Estate, desde 2011 até o presente. Foi: (i) Trust Officer da CAS S.A. e Credit Agricole (Suisse) S.A., de novembro de 2009 a abril de 2010; (ii) Superintendente de Governança Corporativa da SulAmérica, de outubro de 2006 a julho de 2008; (iii) Gerente Corporativa da SulAmérica de setembro de 2004 a outubro de 2006; (iv) Advogada Senior da Star One S.A. (Grupo Embratel), de fevereiro de 2004 a agosto de 2008; e (v) Advogada Pleno no Trench, Rossi e Watanabe Advogados (associados a Baker & McKenzie), de dezembro de 1996 a agosto de 2002. Ana Maria Loureiro Recart não tem qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da CVM, nem qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tenha suspendido ou inabilitado a prática de atividade profissional ou comercial.

José Luiz Barbosa Netto é Administrador, Presidente/Administrador da Onewg - Multicomunicação desde janeiro de 2003, agência de propaganda com 30 anos de fundação no mercado Catarinense com importantes clientes em sua carteira como Governo do Estado de SC / Casan Companhia de Agua do Estado / Sebrae – SC / Federação do Comércio / Grupo Milium / Grupo Calcenter / entre outros, com faturamento médio anual na casa de R$ 50.000.000,00. José Luiz Barbosa Netto César Barros não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

Karen Sanchez Guimarães é advogada formada pela Universidade de São Paulo em 2007, com pós graduação em Direito Contratual pela Escola Paulista de Direito, em 2012, e MBA em Direito Empresarial pela Faculdade Getúlio Vargas – FGV, em 2015. Atualmente é Gerente Jurídica da GWI Group, de 2013 até o presente. Foi: (i) Advogada do contencioso cível da Cosan Ind. e Com., em 2012, (ii) Advogada do contencioso cível da WZ Advogados, de 2008 a 2012, e (iii) Estagiária de Direito de Lincoln Advogados, de 2006 a 2008. Karen Sanchez Guimarães não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

Maria Carmen Westerlund Montera é membro suplente do Conselho Fiscal da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo, desde maio de 2011. É economista formada pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro da Universidade Candido Mendes, é também bacharel em Letras pela PUC/RJ, com especialização em Mercado de Capitais na EPGE/FGV/RJ e possui MBA Executivo pela Coppead/UFRJ. Atualmente é membro do comitê de auditoria e riscos e do comitê de governança e gestão de pessoas da Tupy S.A (cia aberta industria metalúrgica de fundição) desde 2009. Foi gerente na BNDES Participações S.A.- BNDESPAR responsável pelo investimento em empresas e em fundos de investimentos, de 1987 a 2002, chefe do Departamento de Comunicação e Cultura do BNDES em 2004 e economista do Departamento de Gestão e Acompanhamento da Carteira da BNDESPAR de 2005 a junho de 2013. Foi também membro do Conselho de Administração da Tupy S.A. de 2006 a 2013 e da Cia de Distribuição de Gás do Rio de Janeiro (cia aberta concessionária distribuidora de gás) de 2006 a 2012, membro do Conselho Fiscal da AES Elpa em 2011-2013 e da AES Tietê SA em 2011-2013, 2014-2015 (cias abertas). Foi ainda, membro do Conselho de Administração e dos comitês financeiro e de gestão da Brasil Ferrovias e da Ferronorte SA (cias abertas concessionárias de ferrovias), membro do comitê de investimentos do Fundo FIP Brasil Energia e do Fundo de Petróleo, Gás e Energia e membro do Conselho de Administração de Spes prestadoras de serviços para a Petrobrás (Companhia de Recuperação Secundária CRSEC, Marlim Participações e Nova Marlim Participações) e membro suplente do Conselho de Administracão da Net Serviços de Comunicação SA e do comitê de Finanças da Telemar Participações SA.

Mario Daud Filho é advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP em 1982, também é certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa -IBGC (conselho de administração). Foi Gerente Jurídico da Camargo, Correa, Consultor Geral-Jurídico da BP Biocombustíveis S.A., e Gerente Jurídico e de Relações Governamentais da Videolar S.A., a companhia onde atualmente é Consultor Geral da Presidência. É Conselheiro Fiscal da AES Eletropaulo e membro do GGC – Grupo de Governança Corporativa.

Mário Shinzato é Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo – FACESP em 1984, com MBA (Master in Business Administration) pelo IBMEC em 1998 e Mestrado em Contabilidade pela Pontifícia da Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) em 2010. É membro do conselho fiscal da AES Tietê Energia S.A. desde janeiro de 2016. Ao longo de sua carreira profissional participou de diversos cursos de especialização dos, dentre os quais: (i) Effective Communication Course pela Syracuse University; (ii) Cost Management and Controlling pela SAP; (iii) Treinamento em USGAAP – Módulo Básico pela PricewaterhouseCoopers Brasil Ltda; (iv) Accounting for Contigencies pela PricewaterhouseCoopers; (v) Demonstrações Contábeis pelo Ibracon; (vi) Aplicação da Consolidação de Contas e Investimentos em Controladas e Joint Venture pelo Ibracon; (vii) Componentes da Demonstração de Resultados pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil - IBRACON; (viii) Ativos e Passivos não Financeiros pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil - IBRACON; (ix) IFRS training For AES Latin America and Africa region pela Deloitte Touche Tohmatsu LLP; (x) Workshop de Técnicas de Treinamento pela Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A.; (xi) VIII Seminário Internacional CPC “As Normas Internacionais de Contabilidade” pela Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis - FACPC; e (xii) Curso eLearning de Avaliação de Empresas pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras - FIPECAFI. Nos últimos cinco anos, exerceu a função de gerente BRGAAP/ Gerente de Projeto do grupo AES Brasil de janeiro de 2008 a julho de 2015. Mário Shinzato não tem qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da CVM, nem qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tenha suspendido ou inabilitado a prática de atividade profissional ou comercial.

Newton Akira Fukumitsu é técnico em Contabilidade pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP, em 1987, bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo – FACESP, em 1993, com Pós Graduação em Controladoria e Auditoria pela Universidade Ibirapuera – UNIB, em 1999, MBA Executivo em Finanças Corporativas – IBMEC/SP, em 2004, MBA Executivo em Gestão Corporativa do Negócio de Energia pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, em 2011, e MBA em International Financial Report Standards - IFRS pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras – FIPECAFI, com previsão de conclusão em 2016. Atualmente é: (i) Gerente de Soluções Compartilhadas da Arteris S.A., desde agosto de 2014; e (ii) membro do conselho fiscal da AES Tietê Energia S.A. desde janeiro de 2016. Nos últimos anos, além desta, exerceu a função de: (i) Gerente de Contabilidade Gerencial da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A. e como contador responsável de outras empresas do mesmo grupo econômico, de agosto de 2006 a julho de 2014; (ii) Gerente de Contabilidade da Elektro – Serviços de Eletricidade S.A., de junho de 1998 a junho de 2006; (iii) Conselheiro Fiscal titular da Fundação CESP de março de 2007 a julho de 2014; (iv) Conselheiro Fiscal titular da Fundação do Patrimônio Histórico da Energia e Saneamento de janeiro de 2001 a junho de 2006; e (v) Representante suplente da Elektro Eletricidade e Serviços S.A. no Comitê de Investimento da Fundação CESP de janeiro de 2003 a dezembro de 2005. Newton Fukumitsu não tem qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da CVM, nem qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tenha suspendido ou inabilitado a prática de atividade profissional ou comercial.

 

Raimundo Cláudio Batista é bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais e MBA em Controladoria pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeira (FIPECAFI). Atualmente é: (i) sócio da Domingues Sociedade de Contadores desde 2015 e também da B.TAX Consultoria Fiscal Financeira desde 2012; e (ii) associado do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC, seção Paraná, desde 2016; e (iii) associado e membro do Conselho Fiscal do IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças, para a gestão 2017 e 2018. Foi sócio de consultoria tributária da Deloitte Touche Tohmatsu (auditoria e consultoria) de 2002 a 2012. Anteriormente sócio de consultoria tributária da Arthur Andersen. Nos últimos 5 anos, Raimundo Cláudio Batista, não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. .

Wilton de Medeiros Daher é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, em 1972, em Administração de Empresas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, em 1975, tem especialização em Comércio Exterior pela UDF – Centro Universitário, em 1984 e possui mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza, em 2006. Atualmente é fundador e sócio da empresa Inter Consulting Empresarial, de atividades de consultoria de gestão empresarial em Fortaleza, Ceará. Em 2013 participou do Corporate Board Leadershio Program, do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, IBGC. Foi (i) Superintendente estadual do Banco do Brasil no Estado do Ceará, de janeiro de 1992 a janeiro de 1995; (ii) membro do Conselho de Administração de Empresa Familiar do setor de Segurança Patrimonial, de agosto de 2013 até o presente; (iii) membro do Conselho de Administração de Empresa Familiar do setor de Logística Fracionada e Retroportuária, de junho de 2014 a fevereiro de 2016; (iv) membro do Conselho de Administração da ALL- America Latina Logística, de abril de 2013 a abril de 2015; (v) membro efetivo do Conselho Fiscal “Turbinado” da CPFL Energia, de abril de 2009 a abril de 2013; (vi) membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig Holding, da Cemig Distribuidora e da Cemig Geração e Transmissão, de abril de 2006 a abril de 2009; (vii) membro efetivo do Comitê de Governança Corporativa da Cemig Holding, da Cemig Distribuição e da Cemig Geração e Transmissão, de agosto de 2006 a abril de 2009; (viii) membro efetivo do Comitê de Assessoramento ao Conselho de Administração da Cemig Holding, da Cemig Distribuição e da Cemig Geração e Transmissão, de agosto de 2006 a abril de 2009; (ix) membro efetivo do Conselho Fiscal da Duratex S.A., de abril de 2004 a abril de 2006; (x) membro efetivo do Conselho Fiscal da Neoenergia S.A., de abril de 2003 a abril de 2004; (xi) Vice-presidente da Federação das Associações do Comércio, Indústria, Agropecuária e Serviços do Estado do Ceará – FACIC, de março de 2006 a março de 2010; e (xii) Vice-presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF/CE, de 2011 a 2015. Wilton de Medeiros Daher não tem qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da CVM, nem qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tenha suspendido ou inabilitado a prática de atividade profissional ou comercial.

A Diretoria Executiva é composta por seis membros, incluindo o presidente. Os membros da Diretoria Executiva desempenharão suas funções de acordo com o objeto social da Companhia, conduzindo normalmente os negócios e operações com estrita observância das disposições do Estatuto Social, das decisões das Assembleias Gerais de Acionistas e do Conselho de Administração.

Nome Cargo Data de Eleição Data de Posse Prazo de mandato Foi eleito pelo controlador
Charles Lenzi Presidente 01/04/2016 04/04/2016 31/03/2019 Sim
Francisco Jose Morandi Lopez Diretor Vice-Presidente e de Relações com Investidores 01/04/2016 04/04/2016 31/03/2019 Sim
Pedro de Freitas Almeida Bueno Vieira Diretor Vice Presidente de Assuntos Legais e Auditoria 01/04/2016 04/04/2016 31/03/2019 Sim
Sidney Simonaggio Diretor Vice-Presidente de Assuntos Regulatórios 01/04/2016 04/04/2016 31/03/2019 Sim

Charles Lenzi é Diretor Presidente da Companhia desde 1º de abril de 2016. É graduado em engenharia elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS, especializado em automação industrial pela Universidade de Campinas – UNICAMP, possui MBA em Finanças pela Universidade Caxias do Sul e em Planejamento Estratégico e Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, participou também do Leadership Development Program da Darden Business School – Univerdidade da Virginia (EUA) e do PGA – Programa de Gestão Avançada da Fundação Dom Cabral e INSEAD. Nos últimos 5 anos Charles atuou como Presidente Executivo da ABRAGEL – Associação Brasileira de Energia Limpa. Charles atuou como Diretor Executivo do Grupo Stefani (2008-2010) e, entre 1998 e 2008, ocupou diversas posições no Grupo AES Brasil.

Francisco Jose Morandi Lopez é Diretor Vice-Presidente e de Relações com Investidores e membro efetivo do conselho de administração da Companhia desde maio de 2009. É bacharel em Engenharia Civil, com Pós-Graduação em Finanças Corporativas e Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Metropolitana, em Caracas, Venezuela. Atualmente é: (i) Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da AES Tietê Energia S.A. e da AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia S.A.; e (ii) membro do conselho de administração da AES Tietê Energia S.A., AES Elpa S.A., AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia S.A. e Brasiliana Participações S.A. (todas companhias abertas cuja principal atividade é a atuação no setor elétrico). Nos últimos cinco anos, além destas, exerceu as seguintes funções: (i) Diretor Geral para America Latina e Africa, de agosto de 2010 a setembro de 2011; (ii) Diretor Assessor do Presidente Regional da AES Corporation para América Latina e Africa, de dezembro de 2008 a julho de 2010; (iii) Diretor Vice-Presidente de Implementação de Estratégia da The AES Corporation de maio de 2007 até novembro de 2008; e (iv) Diretor Vice-Presidente de Transformação dos Negócios Globais da The AES Corporation de maio de 2006 até abril de 2007.

Pedro de Freitas Almeida Bueno Vieira é membro suplente do conselho de administração da Companhia desde novembro de 2009 e Diretor Vice-Presidente desde março de 2008. É bacharel em Direito pela Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro, com mestrado em Jurisprudência Comparada pela Universidade de Nova York, EUA e MBA In-House Universidade AMBEV. Atualmente é: (i) Diretor Vice-Presidente da Companhia, sendo Diretor de Assuntos Legais desde junho de 2006, responsável também pela área de Ética e Compliance, desde junho de 2008, e pela área de Auditoria Interna, desde novembro de 2011; (ii) Vice-Presidente de Assuntos Legais do grupo AES no Brasil, desde maio de 2006; (iii) Diretor Presidente da AES Elpa S.A. (holding cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica), desde abril de 2016; (iv) Diretor Presidente e de Relações com Investidores da Brasiliana Participações S.A. (companhia cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica), desde abril de 2016; (v) Diretor Vice-Presidente de Assuntos Legais da AES Tietê Energia S.A. e AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia S.A., ambas companhias abertas, cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica; (vi) membro efetivo do Conselho de Administração da AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia S.A. e da AES Elpa S.A.; (vii) membro suplente do Conselho de Administração da AES Tietê Energia S.A., da Brasiliana Participações S.A. e da AES Uruguaiana Empreendimentos S.A. (companhia fechada, cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica).

Sidney Simonaggio é Diretor Vice-presidente da Companhia desde janeiro de 2012. Formado em Engenharia Elétrica na modalidade Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia Industrial de São Bernardo do Campo - SP, com mestrado sem dissertação na área de Sistema de Potência pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – SP, e também advogado formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Porto Alegre – RS. Atualmente é: (i) Vice-Presidente de Assuntos Regulatórios do Grupo AES Brasil desde abril 2016; e (ii) membro efetivo do conselho de administração da AES Elpa (companhia aberta cuja principal atividade é a atuação no setor de energia elétrica) desde dezembro de 2011. Nos últimos anos, além dessas, exerceu as seguintes funções: (i) Vice Presidente de Operações e (iii) Diretor Executivo de Operações da Companhia de abril de 2010 a dezembro de 2011; (iv) Vice-Presidente Corporativo de Operações da Rede Energia S.A. (companhia aberta que atua no setor de geração, distribuição e transmissão de energia) de agosto de 2007 até abril de 2010; (iv) Vice-Presidente Executivo da ENERSUL S.A. (companhia aberta que atua no setor de distribuição de energia) de setembro de 2008 até abril de 2010; e (v) Sócio-Diretor na Simonaggio Advogados Associados (sociedade de advogados que atua na prestação de serviços jurídicos) de maio a julho de 2007. Além destas, exerceu também a função de Presidente na Rio Grande Energia S.A. (companhia aberta que atua no setor de geração, distribuição e transmissão de energia) de março de 2000 até julho de 2006.

Comitê de Gestão da Política de Investimento e Operacional

O Comitê de Gestão da Política de Investimentos e Operacional ("Comitê de Gestão"), que atua junto ao Conselho de Administração e à Diretoria da Companhia, tem como função o assessoramento ao Conselho de Administração, sendo de sua competência (i) analisar as propostas do Plano de Negócios Anual; (ii) analisar as propostas de planos de investimentos na expansão, reposição e melhorias das instalações, programação e orçamento de operação e manutenção da Companhia; (iii) acompanhar a evolução dos índices de desempenho da Companhia; (iv) aferir a adequada prestação de serviços da Companhia, em atendimento aos padrões exigidos pelo órgão regulador; e (v) acompanhar a execução do Plano de Negócios Anual, assim como a análise de todas as questões que envolvam aspectos estratégicos e relevantes de natureza técnico-operacional, jurídica, administrativa, econômico-financeira, ambiental e social. O Comitê de Gestão tem funcionamento permanente e é composto por até 6 membros, indicados na forma do acordo de acionistas da Brasiliana Participações S.A. ("Brasiliana"). Atualmente, o comitê de gestão é composto como segue:

Nome Cargo Data de Eleição Prazo de mandato
Airton Ribeiro de Matos Membro do Comitê (Efetivo) 29.04.2008 Indeterminado
Viviane Santos Vivian Membro do Comitê (Efetivo) 02.06.2014 Indeterminado
Ana Paula de Sousa Soares Membro do Comitê (Efetivo) 18.05.2013 Indeterminado
Pedro de Freitas Almeira Bueno Vieira Membro do Comitê (Efetivo) 06.07.2006 Indeterminado

 

Índice Sustentabilidade Empresarial 2017

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