Perguntas Frequentes

Para investir em ações, é necessário que o interessado procure uma corretora de valores. As corretoras e outros intermediários financeiros dispõem de profissionais voltados à análise de mercado, setores e companhias e com eles pode-se obter informações que auxiliem na decisão sobre a negociação de ações.

É possível também negociar ações via internet. Para tanto, é necessário ser cliente de uma corretora da B3 que disponha do sistema home broker, o qual permite a negociação de ações via internet.

Antes de procurar uma Corretora de Valores, é importante que o investidor iniciante estude o assunto no site da B3. A Bolsa de Valores de São Paulo elaborou um “Curso Básico sobre o Mercado de Ações”. São dois módulos distintos, que ainda trazem exercícios para testar os conhecimentos.

As ações da AES Eletropaulo estão registradas para negociação na B3 sob os códigos “ELPL3” (ordinárias) e “ELPL4” (preferenciais) e são admitidas à negociação no Nível II, garantindo assim práticas diferenciadas de governança corporativa. Para mais informações, acesse o Manual de Governança do Nível II.

A AES Eletropaulo também possui American Depositary Receipts (ADRs) negociadas nos Estados Unidos por meio do ticker EPUMY.

A cotação das ações pode ser acompanhada na home do site de Relações com Investidores da Companhia, no site da B3, ou por meio do sistema da sua corretora ou outros intermediários bancários.

A AES Eletropaulo divulga seus resultados trimestralmente, por meio do site de RI em Central de Resultados, na CVM e na B3. O calendário de eventos corporativos, disponível nos mesmos endereços, lista as datas das publicações dos resultados.

Para se cadastrar no mailing da Companhia e receber todas as informações por e-mail acesse ‘Alertas de RI’ na home de RI e preencha os campos solicitados.

Dentre os requisitos para a listagem no Nível II de Governança Corporativa da B3, os mais relevantes são os compromissos societários que garantem maior equilíbrio de direitos entre todos os acionistas.

O Estatuto Social da Companhia confere às ações preferenciais da AES Eletropaulo o direito de voto nas seguintes matérias:

  • Transformação, incorporação, fusão ou cisão da Companhia;
  • Aprovação de contratos entre a Companhia e o seu controlador ou outras sociedades nas quais o controlador tenha interesse, desde que sejam matéria de assembléia;
  • Avaliação de bens destinados à integralização de aumento de capital da Companhia;
  • Escolha de empresa especializada para determinação do valor econômico da companhia, (nos casos exigidos pelo Regulamento de Práticas Diferenciadas de Governança Corporativa Nível 2):

    I. Em caso de venda do controle acionário, o comprador estenderá a oferta de compra a todos os demais acionistas detentores das ações ordinárias, assegurando-se o mesmo tratamento dado ao controlador vendedor. Para as ações preferenciais sem direito a voto ou com voto restrito, deverá ser oferecido, no mínimo, 80% do valor pago às ações ordinárias;

    II. Em caso de fechamento de capital ou cancelamento do contrato do Nível 2, o controlador ou a companhia, conforme o caso, deve fazer uma oferta pública de aquisição das ações em circulação tendo por base, no mínimo, o valor econômico da companhia, determinado por empresa especializada. A empresa especializada deve ser selecionada, em assembléia geral, a partir de uma lista tríplice indicada pelo Conselho de Administração. Não se computando os votos em branco, a escolha dar-se-á por maioria de votos dos acionistas das ações em circulação presentes na assembléia que, se instalada em primeira convocação, deverá contar com a presença de, no mínimo, 20% do total das ações em circulação ou, se instalada em segunda convocação, poderá contar com a presença de qualquer número.

  • Alteração ou revogação de dispositivos do Estatuto Social da Companhia que alterem ou modifiquem quaisquer das exigências previstas no item 4.1 do Regulamento de Práticas Diferenciadas de Governança Corporativa Nível 2 da B3

Todos os demais direitos assegurados às Ações são asseguradas às ações preferenciais da AES Eletropaulo, nos termos previstos no Regulamento do Nível II da B3, no Estatuto Social da AES Eletropaulo e na Lei das Sociedades por Ações.

* A AES Eletropaulo possui prática de governança corporativa diferenciada em relação a essa questão e, desde dezembro de 2010, confere a todas as ações de emissão da Companhia (ordinárias e preferenciais) direito de 100% de tag along.

É de extrema importância que o investidor mantenha o seu cadastro atualizado junto à sua corretora de valores mobiliários, pois é através deste cadastro que o acionista recebera os comunicados sobre pagamentos de juros sobre capital próprio e dividendos, além dos informes de rendimentos anuais a todos os acionistas.

Ainda com relação ao atendimento aos seus acionistas quanto à atualização de cadastro, obtenção de 2ª via de informe de rendimentos e informações sobre posição acionária, a AES Tietê disponibiliza atendimento através do Banco Itaú-Unibanco preferencialmente por meio de suas agências especializadas em valores mobiliários.

Para mais informações sobre o Atendimento ao Acionista, por favor acesse a seção Serviços > Atendimento ao Acionista deste website.

Favor acessar a seção Serviços > Informe de Rendimentos deste website.

O herdeiro ou representante legal deverá comparecer a uma agência especializada em valores mobiliários do Itaú Unibanco munido de seus documentos pessoais (identidade, CPF, comprovante de residência e renda recentes), além do documento que o qualifica como representante do espólio (alvará judicial, escritura pública de partilha, formal de partilha ou assemelhados) e da documentação do acionista falecido (identidade, CPF, comprovante de residência e certidão de óbito).

Lembramos que por questões de sigilo bancário essas informações não podem ser fornecidas por e-mail ou telefone.

O estatuto social da Companhia estabelece a obrigação de distribuição mínima de 25% do lucro anual na forma de dividendos.

Para acessar o histórico de pagamentos de dividendos e juros sobre capital próprio da Companhia clique aqui.

A AES Eletropaulo possui Contrato de Concessão válido por 30 anos, até 2028 e renovável pelo mesmo período. A AES Eletropaulo deve expressar o interesse de renovação até 3 anos anterior ao término do Contrato de Concessão vigente.

Agência Virtual

Acesse nossa agência virtual para informar falta de energia em seu imóvel, abrir um pedido de indenização por danos elétricos ou ainda solicitar serviços como segunda via de conta e religação de energia. O atendimento está disponível 24 horas, 7 dias por semana.

Atendimento de Emergência 24h - 0800 72 72 196
Para informar casos de fio partido, poste abalroado, falta de energia no seu bairro, acidentes ou problemas na rede de distribuição.

Central de Atendimento 24h - 0800 72 72 120
Tire dúvidas, faça reclamações ou ainda solicite serviços sem precisar ir pessoalmente às nossas lojas de atendimento. A ligação é gratuita e o atendimento está disponível 24 horas, 7 dias por semana. Contamos com mais de 700 atendentes treinados para oferecer um serviço com qualidade, segurança e rapidez. Para ligações de fora de São Paulo, fone 11 3017-6222

Combate a fraudes e Disque-Denúncia
O Disque-Denúncia (telefone 181) e o Combate a Fraudes (0800 72 30 120) são serviços para você denunciar furto de energia, com total anonimato. Esse serviço funciona 24 horas por dia, durante todo o ano. O furto de energia é crime (artigo 155 do Código Penal) e a pena de reclusão pode chegar a quatro anos.

Atendimento Pessoal
Temos 75 locais de atendimento, entre Lojas e Rede Conveniada, onde você terá acesso a todos os nossos serviços. Consulte o endereço mais perto de você clique aqui. Nosso horário de atendimento é das 8h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira.

Ouvidoria - 0800 72 73 110
Canal direto para você sugerir, criticar ou elogiar nossos serviços. A Ouvidoria está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Você deve procurar a Ouvidoria quando os demais canais de atendimento da empresa não tiverem resolvido adequadamente seu problema. A Ouvidoria representa, com total imparcialidade, os direitos e deveres dos clientes da empresa . Sua principal função é analisar as solicitações não resolvidas e garantir a melhor solução dentro da legislação do setor elétrico.

Entre em contato com a Ouvidoria da AES Eletropaulo pelo 0800 72 73 110 ou clique aqui e envie um formulário pela Internet.

 

Índice Sustentabilidade Empresarial 2017

Copyright 2015 AES Eletropaulo - Todos os direitos reservados

Desenvolvido: RIWEB